Em Roma, faça como os romanos, com as bênçãos dos Orixás!
Não importa a religião. O turista, quando vai a Roma, não deixa de visitar o Vaticano e algumas das igrejas católicas mais importantes da Cidade Eterna. Mesmo que a motivação não seja a fé, há que se considerar a experiência histórica, cultural e artística única que os passeios proporcionam.
Afinal, turismo é procurar romper perspectivas culturais e entender o outro, experimentado sensações muito particulares. Turista bom é aquele que agindo eticamente e respeitando a saúde, prova o diferente, nem que seja para afirmar depois, com sabedoria e conhecimento de causa: “não gostei”.
Salvador, a Roma Negra, respira a cultura dos Orixás, forças da Natureza, criadas por Deus e cultuadas por “filhos de santo”. As baianas espalhadas pela cidade com suas rendas e balangandãs são um exemplo mais do que vivo do candomblé na vida soteropolitana. A culinária regional, o som animado dos trios elétricos, os ensaios do Olodum, o espetáculo do Filhos de Gandhi, a literatura de Jorge Amado, as pinturas de Caribé e as fotos de Verger trazem olhares instigantes sobre a cidade irmã de Luanda, em Angola. No nosso entender, Salvador não é Brasil. Não é África. É Salvador, por si só.
Se estiver passando pela cidade, não deixe de ir a uma festa de orixás em alguns dos mais tradicionais terreiros do país. Não se preocupe, você não verá nada de diabólico ou chocante. Verá apenas a fé africana, que se manteve viva graças a inteligência de grandes mulheres como Mãe Senhora, Mãe Menininha do Gantois e Mãe Estela de Oxóssi, a única viva. A aparência delas, com aquela fragilidade, sorriso materno, não mostra a perspicácia, força e coragem que carregavam.
Música, vibração, beleza artística e uma energia contagiante tomarão conta de você. E no final, a sensação que fica é. Por que esperei tanto para ver algo tão bonito.
Gantois
Tem um Memorial à Mãe Menininha
Endereço: Alto do Gantois, 23 – Federação
Contato: (71) 3331-9231
Casa Branca
Inaugurado em 1830, é o mais antigo do país
Endereço: Av. Vasco da Gama, 463 – Vasco da Gama
Contato: (71) 3334-3100
Ilê Axé Opô Afonjá
Em um museu, conta a história do terreiro e da religião africana
Endereço: R. Direita de São Gonçalo do Retiro, 557 – Cabula
Contato: (71) 3384-6800
Fotos: Banco de Imagens
Serviço: Visite a Bahia
Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astra”, todas às terças-feiras, às 19h30, na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.