Dica de Livro: Umbanda de Barracão
Diz a sabedoria dos pretos velhos: fundamento é que nem panela, cada casa tem a sua. A Umbanda, ao contrário do kardecismo, não possui uma codificação. Ela é estruturada em 5 princípios (crença em um Deus único, mediunidade, caridade, crença nos orixás e Natureza como livro sagrado) e contém influências do catolicismo, kardecismo, candomblé e xamanismo indígena. A liturgia e a ritualística de cada centro é determinada pelos guias que dirigem a casa e a vivência do dirigente.
Assim é possível encontrar várias linhas de Umbanda: esotérica, mesa branca, omolocô, trançada, sagrada, guaracyana entre tantas outras.
O livro do pai Alexandre Falasco foi a obra encontrada que traduz com maior precisão a nossa visão da religião. Talvez porque ele tenha sido iniciado no Templo Flecha Ligeira onde Mãe Taeko de Ogum, que é tia do nosso babalorixá e uma das fundadoras do CELV, tenha sido a primeira ialorixá.
A obra explica com clareza a diferença entre Umbanda e Candomblé, as linhas de trabalho, uso de ervas, velas.
Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astra”, todas às terças-feiras, às 19h30, na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.