Sugestão de livro: A arte de viver por Epicteto

O que mais se vê nas livrarias, hoje em dia, são guias e manuais. O espírito de “como fazer” impulsiona não somente YouTube, com seus tutoriais, mas também o universo editorial.

Buscar a felicidade através de fórmulas mágicas é o que move a leitura de muitas obras de auto-ajuda.  Não importa se possuem fundamentos religiosos ou conceitos psicológicos, a idéia é sempre a mesma: ajudar as pessoas a ter uma vida mais plena.

Criou-se, nos últimos tempos, a ideia que o homem, poderia, de alguma forma, escapar de situações tensas ou dolorosas na existência, seja através da fé, do pensamento positivo ou da “reprogramação quântica”, seja lá o que isso quer dizer.

Daí tanta ansiedade e frustração. Momentos complicados fazem parte da nossa existência. Podemos, agindo certo, minimizar o número de situações complicadas em nossas vidas.

A Arte de viver, o  manual clássico da virtude, felicidade e sabedoria, de Sharon Lebell,  da GMT Editores, é uma nova interpretação da obra do filósofo Epicteto, que viveu no primeiro século da era cristã.

Trata-se de um livro que procura (re)conduzir o leitor a realidade e ao pensamento essencial. Abordando vícios, expectativas, culpa, vergonha e mérito, cada capítulo, geralmente de uma página, Lebell mostra que agir certo, nos limites da ética e da virtude, é a única maneira de manter a sanidade emocional e espiritual.

Tudo pode parecer simples, mas não é. Trazer essa filosofia milenar no nosso dia a dia é o que há de mais complexo. Mas quem disse que a simplicidade não é complexa?

 

Ricardo Hida é astrólogo, tarólogo e babalorixá. Autor do livro Guia para quem tem Guias – Desmistificando a Umbanda. Apresentador do programa “Encontro Astra”, todas às terças-feiras, às 19h30, na rádio Vibe Mundial, 95,7 FM.

 

Tags Related
You may also like
Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *