Mostra Ounje – Alimento dos Orixás
por Barbara Teisseire
A mostra é uma imersão artística na cultura africana a partir da culinária dos terreiros das religiões afro-brasileiras, com foco especial no candomblé. A Ounje é a refeição comunal feita durante as cerimônias onde os praticantes partilham a refeição não apenas entre si, mas também com os orixás. Os alimentos presentes são grãos de milho, feijoada, dendê, óleo de palma e quiabos, entre outros.
O projeto é composto por instalações estéticas e sensoriais divididas em 3 principais blocos. A exposição começa com um terreiro artístico, migra para salas expositivas e depois para uma área externa. O evento conta com diversas manifestações da arte, como instalações artísticas, vídeo-performances, xilogravura, lambe-lambe, apresentações de dança, música, rodas de bate-papo, contação de histórias e oficinas de culinária para o público interessado em provar os alimentos tipicamente compartilhados nos terreiros religiosos.
A curadoria e organização ficam por conta de um time formado por Ana Celia Santos, Adriana Aragão, Patricia Durães, Ayrson Heráclito, Beatriz Coelho, Maria Lago e Bel Coelho.
A mostra é gratuita e ficará no SESC Ipiranga de 18 de junho até 25 de agosto.
Local: Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo.
Visitação: 19/6 a 25/8. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, 10h às 21h30. Domingos e feriados, 10h às 18h30.
Ingressos: Grátis.
Informações: (11) 3340-2000
Mais sobre religião aqui
+ Para que servem os oráculos?
+ Três livros essenciais pilares para religiões orientais, como o hinduísmo e o budismo
+ Dica de livro: Conhecendo os Orixás, uma obra recomendável para todas as crianças